terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Conversa sobre a minha compulsão alimentar

A última vez que me descontrolei, no que à alimentação toca, comi metade de uma caixa de bolachas de manteiga com doce de morango e chocolate. Apenas não comi as restantes porque já me estava a sentir enjoada e isso permitiu-me parar.

A casa do meu namorado é uma autentica armadilha pois não só ele gosta de comer gulodices (e gordices), como a mãe dele praticamente dia sim dia sim lhe dá uma embalagem de uns quaisquer doces para ele levar para casa. Uma desgraça...

Por isso, sempre que aparece mais uma embalagem de doces por casa digo-lhe que diga à mãe dele para não comprar tantos doces porque gasta o dinheiro e faz-nos mal. Da última vez expliquei-lhe que em determinadas situações não me consigo controlar e, portanto, a última coisa que posso ter em casa nessas alturas é doces porque senão vai tudo. Ele lá me disse que não concordava porque ele é homem e precisa de comer mais, mas que me iria tentar travar nessas situações. Achei a "desculpa" um pouco disparatada pois doces e fritos não fazem bem a ninguém e se é homem e precisa de comer mais, pode comer uma quantidade maior de comida saudável!

Enfim, lá me vou ter que aguentar à bronca com as tentações.

Beijinhos,
Pintainha

8 comentários:

  1. É engraçado como pode ser difícil para os outros compreenderem certas coisas, que para nós são evidentes. Em primeiro lugar, perceber que não conseguimos controlar a nossa compulsão quando estamos próximas de determinadas coisas. Depois, achar que "comer mais" é comer porcarias também é um pensamento muito normal (especialmente entre os homens). Cabe-nos a nós tentar mudar isso :) (ou aceitar que há coisas que nunca mudam eheh)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, cheguei à conclusão que não posso, nem consigo, preocupar-me com a saúde de ambos (minha e do meu namorado). Neste momento, vou preocupar-me comigo e depois vou tentar ajudá-lo a ver as coisas de outra forma. Este assunto torna-se desgastante e é mais uma coisa que despoleta a compulsão. :( Uma coisa de cada vez.

      Beijinhos,
      Pintainha

      Eliminar
  2. Olá, encontrei hoje o teu blog e estive a ler desde o princípio.
    Gostava de te contar a minha experiência, pois acho semelhante em alguns aspectos.
    Eu adoro comer, saborear a comida, experimentar novos pratos. Nunca tive a chamada "fome emocional", ou compulsões...
    Em 10 anos engordei cerca de 23 kgs. O aumento de peso foi gradual, aliado a uma "boa boca" e à redução de exercício fisíco. Nunca deixei de me olhar ao espelho, de ir à praia, de me arranjar, de sair e divertir-me. Por vezes, quando ia comprar roupa é que desanimava ora porque as peças não me assentavam bem, ou porque as peças que gostavam não tinham no meu nº (há sempre S's e XS's a dar com um pau...a partir dos M's é uma chatice encontrar...).
    Resumindo, cheguei ao belo peso de 86 kgs no início de 2012.
    Pois...para 1,64m estás a ver, não é? Era uma silhueta com formas arredondadas, coxa jeitosa e um peito generoso. Sempre fui curvilinea, mas em Março achei que já chegava.
    Não sou de fazer dietas malucas e restritas. Nunca as fiz (aliás, nem nunca as tentei fazer ).
    Desde Março até hoje perdi 16 kgs. Como? É muito simples. Com aquilo que toda a gente sabe, mas quase ninguém segue, porque dá muito trabalho e a malta quer é resultados rapidamente, custe o que custar.

    - 1,5 Lt de água/dia (fora das refeições)
    - fazer uma alimentação hipocalórica (temos de consumir menos calorias do que as que gastamos)
    - exercíco (mínimo 60 min de caminhada a passo rápido! Se é para fazer a «velocidade shopping» mais vale ficar em casa...) todos os dias, faça chuva, sol ou frio. Aqui posso dizer que cheguei a ir caminhar com um chapéu de chuva na mão... Enquanto andava só pensava "não me apetece nada fazer isto, mas sofrer um bocadinho agora para poder sorrir depois" .
    - Nunca ficar mais de 2h30 a 3h no máximo, sem comer!!
    - Nunca me privei de nada, como de tudo, mas com conta, peso e medida (claro que previligio as saladas em detrimento dos fritos, mas tb os como de vez em quando)
    - Saber fazer substituições alimentares
    Como agora é inverno e na zona onde moro a temperatura chega muito facilmente perto dos 0ºC, tenho descurado o exercicio. Dá-me a chamada preguicite-aguda e é uma chatice para ganhar coragem, calçar os tenis e ir dar uma volta. Por isso tenho optado pela natação. Vou uma vez por semana à piscina e tou por ali 1 hora a dar aos braços e às pernas. às 2 anos também me tinha inscrito no ginásio e ali andei 6 meses a pagar, ir 2 vezes/semana e a não ver resultados nenhuns. Por que se não se reduzir a comida e optar por alimentos menos caloricos, não há milagres.
    Algures no blog falavas em dores nos joelhos, é normal que as sintas. Também eu as senti quando estava no meu peso máximo e em baixo de forma. Agora desapareceram. O meu objectivo: 65kg's.
    Espero que o meu relato te ajude a ganhar coragem para avançares e saires da inércia, porque garanto-te que quando começares a ver resultados na roupa e no espelho, a motivação não baixa ;)
    Bjinho, coragem e boa sorte.

    Lilla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo testemunho (não estava nada à espera)! :) E muitos parabéns pela perda de peso.

      Infelizmente, eu como sim por compulsão! Não é fácil quando não conseguimos lidar com as emoções e sabemos que aquelas bolachas nos trarão algum conforto durante aqueles breves instantes e simplesmente nos lançamos de cabeça. Depois do descalabro, também não é fácil lidar com a asneira.

      Tenho estado a implementar na minha vida alguns novos hábitos. Coisas simples, mas que me fazem comer melhor e exercitar-me mais. Espero implementar mais novos hábitos a cada mês que passa e a tal caminhada todos os dias vai ser o próximo hábito a implementar.

      Mais uma vez, muito obrigada por me teres lido e por me teres deixado aqui o teu relato. Não sei se tens algum cantinho teu, se tiveres, diz-me. ;)

      Beijinhos,
      Pintainha

      Eliminar
    2. Olá outra vez :)
      Não tenho nenhum blog, sou só uma leitora de alguns blogs e por vezes gosto de comentar.
      Olha, em relação ao teu namorado, por ser homem, precisar de comer mais, isso depende do esforço físico que ele tem de fazer diariamente. A mim soa-me a desculpa esfarrapada para continuar a comer goludices. Não sei se é gordo ou magro, mas se ele come muitas guloseimas ou fritos, mesmo que seja magro, as análises ao sangue podem não estar muito famosas... E se mesmo assim, ele gasta muita energia, por isso sente necessidade de comer mais, pode optar por coisas mais saudáveis e saciantes (fibras e proteínas).
      Aqui penso que ele te poderia ajudar, visto que tens "ataques de fome por doces", e podes falar seriamente com ele, frisando que precisas da colaboração dele para conseguir perder peso, pois além da questão estética existe a mais importante, que é a questão da saúde, e tudo o que isso acarreta no futuro (problemas que possas vir a ter de articulações por causa do excesso de peso, dificuldades em engravidar ou perder o peso depois da gravidez, etc...) E diz que tens de cuidar de ti enquanto és nova. Pede-lhe para te ajudar, ou então, pelo menos para não te sabotar a dieta! ;)
      Não sei de quantas em quantas horas comes, mas se comeres regularmente, além de acelerares o teu metabolismo, não irás ter tanta fome e será mais fácil resistires às tentações.
      Eu comecei por seguir um plano alimentar que personalizei e adaptei de vários outros e é por aí que iniciei a minha reeducação alimentar. Agora já é um hábito e nem penso muito nisso. E a tal cominhada, como dizes, tens de começar agora, neste momento, porque se vais estar sempre a adiar, nunca mais começas. É grátis, e só precisas de uns bons ténis e uma boa companhia (humana ou musical).
      E não te esqueças da água! É fundamental para ajudar no processo, além de que faz bem a tudo.
      Se começares agora a levar isto a sério, vais ver que no verão vais estar muito melhor e sentir-te super bem contigo mesma! :)
      Bjinho
      Lilla

      Eliminar
    3. Obrigada Lilla! :) É uma pena não teres nenhum blog pois iria gostar muito de te ler.

      Tenho mesmo que arrancar com o projeto das caminhadas pois iriam ajudar bastante no emagrecimento.

      Vou deixando aqui os resultados deste processo que é tão cheio de obstáculos a serem superados.

      Muitos beijinhos e obrigada pela força,
      Pintainha

      Eliminar
  3. Olá Pintainha!
    Muito obrigada pela tua visita.
    Realmente, nem sempre é fácil superarmos estas dificuldades que nos surgem no caminho, mas com força de vontade é possível resistirmos. Estamos juntas nesta caminhada rumo a uma vida mais saudável :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tenho que me munir de novas ferramentas para superar estes obstáculos, mas vou conseguir! :)

      Muita força!

      Beijinhos,
      Pintainha

      Eliminar