Mostrar mensagens com a etiqueta objectivos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta objectivos. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 22 de abril de 2014

80,7 kg & STOP

STOP ao aumento de peso!

STOP à procrastinação na alimentação saudável!

STOP à procrastinação na atividade física!

Na próxima segunda tenho de estar novamente na casa dos 70.

Até à próxima,
Pintainha

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Janeiro

Janeiro voou, tantas coisas que gostaria de ter feito em Janeiro e que ficaram adiadas para Fevereiro, o mês mais pequeno do ano.

Não consegui perder 1 kg em Janeiro, confesso que até estou admirada de não ter engordado tal foi o descontrolo que senti durante esse mês. Comi mal, comi muito e não me mexi de todo.

Sinto que tenho todas as ferramentas na mão mas não consigo fazer grande coisa com elas pois falta-me a força de vontade para as usar. Não fazem ideia o quão frustrada me sinto por me sentir assim.

Melhores dias virão.

Beijinhos,
Pintainha

PS.: Já fiz as alterações de que vos tinha falado na página "As minhas Pesagens".

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Sintonizar

Não iniciei este ano a todo o gás como no anterior, mas tenho vindo pouco e pouco a sintonizar-me com o objetivo a que me propus.

A alimentação tem andado benzinho, tento alimentar-me razoavelmente bem em todas as refeições para não cometer deslizes. As noites são sempre um desafio, o jantar deveria ser a refeição mais leve mas já me apercebi que mais vale comer bem do que habilitar-me a ter uma compulsão.

Tenho bebido mais água, apesar de, com este frio, nem me apetecer muito e o exercício físico ainda é inexistente (Qual é a minha desculpa? Pois, não tenho.).

Curiosamente o peso desceu na passada segunda-feira, 79,4 kg, not bad!

Ainda não vos tinha dito que recebi uma balança toda XPTO no último Natal, por isso, assim que decidir qual a melhor forma de o fazer, vou começar a adicionar mais uns valores na página "As minhas Pesagens".

Por hoje é tudo.

Beijinhos,
Pintainha

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Vocês já recomeçaram mas...

... parece que eu ainda não.

Para começar bem o ano contraí uma lesão nas duas pernas (Já vos contei que sou mesmo desastrada?), estou praticamente curada mas obviamente que o plano de começar a fazer exercício físico diariamente foi-se pelo cano abaixo.

Relativamente à alimentação, a minha mãe decidiu fazer um bolo apesar de ainda existirem restos da passagem de ano. Poderia ter dito que não queria mas não foi isso que fiz.

Suspeito que segunda-feira o peso vá aumentar.

Beijinhos,
Pintainha

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Feliz Ano Novo & Os Objetivos para 2014

Um novo ano se iniciou e não podia deixar de vos desejar um 2014 FANTÁSTICO! Espero que todas as meninas (e meninos?) que por aqui passam consigam atingir os seus objetivos, estejam eles relacionados com a perda de peso ou não. :)

Antes de vos escrever este post decidi reler todos os posts que escrevi em 2013, por ordem, para relembrar o que senti, quais as minhas lutas ao longo do ano e identificar o que mudou e o que ainda é o mesmo:
  • O Armário dos Pecados do meu namorado já não é assim tão assustador.
  • Já não gosto assim tanto de pizzas, lasanhas, hambúrgueres, batatas fritas, croissants de chocolate, pasteis de feijão (e talvez de outras coisas que me tiravam do sério e agora nem por isso).
  • Já não tenho tantas compulsões alimentares, embora continuem a acontecer.
  • Continuo a não praticar exercício físico.
  • Continuo a não planear refeições e a não comer a horas certas.
  • Continuo a não beber 1,5L de água todos os dias.

Continuo a acreditar que a melhor forma de perder peso é aquela que nos faz chegar ao nosso objetivo sem que para isso seja preciso comprometer o nosso bem-estar.

Continuo a acreditar que perder peso progressivamente, implementando bons hábitos que substituam os maus, é a melhor forma de chegar aos nossos objetivos de perda de peso sem stresse e a conseguir mantê-los no longo prazo.

Por acreditar em tudo isto é que este ano renovo o meu objetivo de perder 1 kg por mês/12 kg em 2014. É certo que fiquei a 2 kg de cumprir este objetivo em 2013, mas não me arrependo de o ter estabelecido, resultou comigo e vale a pena repetir até chegar ao peso que pretendo.

Quanto ao resto, pretendo melhorar a minha alimentação e começar, de uma vez por todas, com o exercício físico.

E vocês, já recomeçaram a vossa luta?

Beijinhos,
Pintainha

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

79,5 kg & Dezembro

79,5 kg é o peso que a balança me apresentou hoje.

Sinceramente, não me tenho esforçado muito para perder peso, mas tenho feito um esforço para o conseguir manter.

Sei que o meu objetivo para 2013 era perder 12 kg e ainda só perdi 10 kg, mas confesso que se não conseguir atingir esse objetivo também não me vou massacrar e entrar em depressão. Não! Perder 10 kg num ano, quando nos últimos anos tenho visto o peso aumentar de ano para ano, é sem sombra de dúvida uma grande conquista e estou super orgulhosa de mim.

Aquilo que aprendi ao longo destes últimos meses já ninguém me tira. Sei que ainda tenho de lidar com o que me leva a ter algumas compulsões, nomeadamente a minha baixa autoestima, mas até aqui já dei alguns passos.

Dezembro é o mês para colocar em prática tudo o que aprendi e o objetivo é manter o peso perdido.

Beijinhos,
Pintainha

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

As mudanças

Desde que decidi que tenho de começar a alimentar-me melhor, tenho andado mais controlada na alimentação.

Tenho alternado os dias em que ambas as refeições principais incluem carne/peixe, com dias em que numa das refeições principais como carne/peixe e noutra como algo mais leve (sopa/salada e fruta, sandes de peru/frango e fruta, etc).

Os pequenos-almoços e os lanches continuam a variar entre: iogurte magro e 2 fatias de pão com doce/margarina, papas de aveia ou leite com cereais (meço sempre a quantidade de cereais para não abusar).

A meio da manhã os pasteis de feijão foram abolidos, em vez disso tenho comido fruta depois de beber o café e substituí as 2 colheres de café de açúcar que adicionava ao café por 1 comprimido de adoçante.

E basicamente foram estas as alterações alimentares.

Infelizmente, estou novamente obstipada, o que significa que tenho de aumentar o consumo de água e de fibras (e fazer exercício físico).

...

Hoje vesti uma peça de roupa que já não vestia há alguns meses e foi MARAVILHOSO constatar que me está folgada. Sinceramente, quando penso no que senti quando a vesti no ano passado e estava-me super apertada e comparo com o agora, vejo que valeu cada doce que deixei de comer e cada ida ao fast food de que abdiquei. Apesar de ainda me faltar tanto para chegar onde quero, vestir aquela peça de roupa hoje, curiosamente, fez-me sentir livre. Já me livrei de 10 kg! :D

Beijinhos,
Pintainha

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Dos 89,9 kg aos 79,9 kg

Hoje a balança presenteou-me com um 79,9 kg. É uma espécie de "Vá, toma lá um número na casa dos 70, mas não te empolgues muito que são apenas 100 gramas que te separam da casa dos 80!".

A semana que passou foi terrível. Gostaria de dizer que abusei na dose de comida saudável, no entanto, o que comi foram apenas porcarias: doces, chocolates, queijos, pão de forma, batatas fritas, etc. Tenho ainda um longo, longo caminho a percorrer.

Dos 89,9 kg aos 79,9 kg, vão menos 10 kg e muita coisa mudou:
- Tenho uma ideia mais clara das quantidades, aliás, já nem consigo comer tanto quanto comia;
- Presto mais atenção às kcal que determinada refeição tem;
- Tenho mais autocontrolo (excetuando durante a TPM);
- Recorro à "lei da compensação", permitindo-me não abdicar de um jantar fora de vez em quando.

No entanto, é quando perco o controlo que vejo que ainda falta muito para chegar onde quero. Quero:
- Melhorar a qualidade do que como;
- Reduzir/eliminar os doces que como diariamente;
- Aprender a lidar com os sentimentos que me levam a ter uma compulsão;
- Beber mais água;
- Ser mais consistente na realização de atividades físicas.

A época natalícia está quase aí e com ela chegam aqueles doces que só comemos nesta altura. Se ao longo destes meses aprendi alguma coisa, é agora que tenho de aplicar esses conhecimentos. Quero continuar a perder peso e, acima de tudo, não quero voltar ao que era. Por isso, o que planeiam fazer para contrariar a tendência de aumento de peso nesta época?

Beijinhos,
Pintainha

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

80,1 kg & As desculpas

Depois de ter estagnado nos 81 kg decidi arregaçar as mangas e lutar por mim. Tive de parar para pensar um pouco no que estava a acontecer e cheguei à conclusão que andava a sabotar a minha perda de peso, afinal de contas, é tão ténue o limite entre perder, manter ou ganhar peso, às vezes é apenas aquele pastelinho de feijão que acompanhou o café que vem logo estragar as contas. Mas, dê lá por onde der, eu vou conquistar um peso saudável.

Hoje, a balança apresentou-me um 80,1 kg, estou feliz! :D

É certo que ainda me espera um longo percurso, mas estou super feliz por ter decidido que não queria ser obesa, queria sim ter um peso saudável. Quero sentir-me bem comigo mesma, com a minha imagem e a minha saúde. Quero aumentar a minha autoestima e quem tem passado por este processo sabe que são os números a descer na balança e a autoestima a aumentar. Agora, sinto que não quero ficar apenas pelo "meio sucesso", quero TODO o sucesso de conquistar este objetivo, não quero parar.

O meu corpo está tão diferente... São os braços mais finos, a barriga mais lisa, a cara menos bolachuda. Olho para as fotografias que tenho do final do ano passado e quase que nem me reconheço, fico sempre a pensar que não me via assim ao espelho, tão gorda, deve ser alguma espécie de mecanismo de defesa.

Agora tenho um novo problema, a roupa está toda larga, não me favorece nada e não gosto de ir à compras... lol Mas, enfim, lá terei de ir.

Um excelente início de semana para todas! :)

Beijinhos,
Pintainha

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Casa dos 70, aí vou eu!

Olá, como vai tudo por aí?

Bem sei que tenho andado desaparecida, mas isso não quer dizer que me tenha esquecido do meu objetivo. :)

O mês de Agosto correu de forma tranquila e comecei Setembro com 81 kg. Embora tenha ainda um longo percurso pela frente, confesso que estou satisfeita com a consistência dos meus resultados, afinal parece-me que consegui encontrar o objetivo que funciona comigo: 1 kg por mês, nas calmas, sem stress e tudo o que vier a mais é bónus.

Aprendi a dar menos importância às variações de peso que observo diariamente (sim, peso-me todos os dias) e a dar mais valor às diferenças que observo mensalmente. É um facto, já perdi quase 9 kg e é isso que interessa.

Olhando para o peso que já perdi e pensando em quanto posso melhorar não duvido que consiga cumprir com o objetivo nos últimos 4 meses deste ano. Seria maravilhoso terminar o ano com 77 kg! Mas vamos por partes, sim Pintainha?

O objetivo para Setembro é terminar o mês na casa dos 70, pode ser com 79,9 kg. O plano é:
- Apontar tudo o que como num caderno;
- Beber 1,5 L de água todos os dias;
- Fazer uma caminhada 3/4 vezes por semana;
- Não passar das 1600 kcal diárias ingeridas.

Por hoje é tudo.

Beijinhos,
Pintainha

quarta-feira, 24 de julho de 2013

82,2 kg & Um (auto)relembrar dos meus objetivos

Embora venha ao blogue diariamente para vos ler, a vontade de aqui escrever alguma coisa não tem sido muita. Sorry...

Não, não me tenho desgraçado. No entanto, o objetivo de chegar a Agosto na casa dos 70 não vai, definitivamente, acontecer.

Estou mais magra! Se considerar a pesagem da passada segunda-feira (82,2 kg), estou 7,7 kg mais magra que o início deste ano e é só isso que interessa. Também estou mais magra comparativamente ao ano passado e vejo isso quando uso a roupa de verão que já tinha (não comprei nada, porque ainda não preciso). Sinceramente, é somente isso que me interessa, estar mais magra e continuar a emagrecer até atingir um peso saudável e com o qual me sinto bem. Se conquistar o objetivo de perda de peso que estabeleci para este ano vou sentir-me super orgulhosa de mim e é nisso que me tenho de focar. Não interessa que seja apenas 1 kg por mês.

Sinto-me mais bonita nas roupas que já usava no ano passado e sinto-me mais bonita sem roupa também, o que faz maravilhas à minha autoestima. :)

Enfim, lamento apenas ainda não ter sido bem sucedida na introdução da atividade física no meu dia-a-dia, se tiver companhia passo horas a andar, mas sem companhia... dá-me a preguiça, confesso!

Gostava de melhorar alguns aspetos na minha alimentação, como fazer um melhor planeamento das refeições, para não ter que pensar nas coisas todos os dias, refeição a refeição, o que pode levar-me a tomar más decisões, mas, tirando isso, continuo a comer de tudo com conta, peso e medida.

Por hoje é tudo.

Beijinhos,
Pintainha

quinta-feira, 13 de junho de 2013

83,1 kg & Os desejos para este Verão

Já há algum tempo que não vinha aqui deixar-vos algumas palavras. Não é porque me ande a portar mal, mas sim porque não tenho andado com muita vontade de cá passar para escrever, aliás, não ando com muita vontade para o que quer que seja. O motivo? O mês de Maio foi mau, talvez vos conte quando a poeira assentar.

O tempo passa rápido, daqui a nada começa o Verão. Confesso que, para quem nunca tinha vontade, este ano me apetece ir à praia. Que se lixem os quilos a mais, a celulite e as estrias, apetece-me apanhar uma corzinha, nadar no mar, jogar raquetes, apanhar conchinhas, enfim... divertir-me à beira-mar.

E também me apetece chegar a Agosto com 79,9 kg, mas, como a pressa é inimiga da perfeição, não sei se vale a pena tentar perder estes 3,2 kg no pouco tempo que falta até lá e correr o risco de, ao sentir-me mais "pressionada", despoletar uma compulsão. Acho que me tenho estado a safar tão bem com este objetivo de 1 kg por mês, até tem sido um bocadinho mais do que isso, que não sei se duplicar o peso que pretendo perder é má ideia. Enfim, vocês devem estar a pensar que isto são mesmo dúvidas parvas (OK, eu estou a pensar que esta é uma dúvida parva), mas quem não tem medo de voltar a ganhar peso? Uhm? Eu tenho!

Por hoje é tudo. :)

Beijinhos,
Pintainha

P.S.: E o peso da passada segunda-feira foi 83,1 kg.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

84,2 kg

Há 2 fins-de-semana fui a uma almoçarada familiar com direito a prato de peixe, prato de carne e diversas sobremesas. Confesso que não me proibi de comer nada, mas optei por moderar a quantidade. Ainda assim, aliando alguns dias presa do intestino (tenho mesmo de resolver isto) à almoçarada, na segunda-feira pesava uns maravilhosos 85,3 kg. É óbvio que não tinha engordado 600 g numa semana mas, ainda assim, não consegui deixar de me sentir desmoralizada porque, neste momento, eu PRECISO de ver os números da balança a descer.

Por isso, decidi não me afogar em croissants de chocolate, aceitar que o peso tinha aumentado e ir à luta durante a semana passada. Nem tudo foi um mar de rosas, cometi vários erros alimentares e continuei a não conseguir incluir exercício físico (embora ainda tenha feito 2 caminhadas), mas o peso desceu para os 84,2 kg. :)

O objetivo até ao final deste mês é chegar aos 83,9 kg, por isso, apesar de estar naquela fase do mês vou esforçar-me para o atingir. Um passinho de cada vez!

Uma boa semana para todas! :)

Beijinhos,
Pintainha

terça-feira, 14 de maio de 2013

84,7 kg & As contas deste mês

Quando ontem de manhã saltei para cima da balança e ela mostrou-me um 84,7 kg, senti-me aliviada.

Depois de uma semana má, em que não fui capaz de me controlar, apercebi-me que tenho ainda um longo caminho a percorrer, não apenas nos kilos que ainda tenho para perder, mas também na mudança de mentalidade.

Mas agora também não vale a pena continuar a bater no ceguinho, já tenho o chocolate e os cajus, resta-me lutar para que esta semana corra bem. :)

Quero começar o próximo mês na casa dos 83 kg, por isso, está na altura de fazer contas porque Maio já vai quase a meio e eu não ato nem desato:
  • Faltam - 800 g
  • Dias para o final do mês - 18 dias
  • Kcal a queimar/debitar - 5600 kcal (+/- 311 kcal/dia)
Não é assim tão difícil de cumprir (mais fácil dizer que fazer...), os cajus já foram divididos (porque senão eu perco-me) e tenho que começar a incluir exercício físico no meu dia-a-dia, afinal de contas tenho que passar ao nível seguinte para perder mais 5 kg. :)

E para finalizar, deixo-vos esta música que não consigo deixar de ouvir (para quem não sabe, eu quando gosto de uma música, ouço-a até me fartar) e, enquanto vos escrevo este post, o meu corpo não resiste a mover-se ao seu ritmo.

Um excelente dia para vocês.

Beijinhos,
Pintainha

segunda-feira, 6 de maio de 2013

84,8 kg & 1/5 da meta já lá vai

Hoje, a balança presenteou-me com um 84,8 kg. :)

Passaram-se apenas 4 meses e uns dias desde que recomecei esta luta e já lá vão 5 kg. Não tenho passado fome, não tenho tido compulsões ou, pelo menos, não me tenho empanturrado. Posso dizer que perdi 5 kg quase sem notar que estava a fazer por isso, que tem sido totalmente indolor e que tem sido uma descoberta impressionante.

E porquê? Porque:
- Descobri que algumas das minhas características são afinal mais defeitos do que virtudes;
- Apercebi-me que sou imperfeita e não há mal nenhum nisso, apenas quer dizer que sou humana;
- Começo a conseguir ver que tenho valor, que sou bonita e não há nada de errado comigo.

Quando conseguimos a dar um nome ao que sentimos, passamos a ser capazes de traçar um plano para ultrapassar esses sentimentos. Tenho baixa autoestima, sei que preciso de trabalhar para a aumentar e que isso fará com que seja mais fácil perder peso.

Não tenho estado presente tanto quanto gostaria, de qualquer forma, obrigada a todos os que aqui passam e a todos os que me têm comentado. :)

Por hoje é tudo.

Beijinhos,
Pintainha

segunda-feira, 29 de abril de 2013

85 kg & A regra das compensações

Quando iniciei este percurso de emagrecimento não o pretendi fazer através de uma alimentação super restrita e, por isso, da minha alimentação diária fazem parte os doces caseiros, os frutos secos e o pão, com frequência os bolos caseiros e chocolates, e raramente bolachas e outros alimentos menos saudáveis. Incluo todos estes alimentos com a perfeita noção de que alguns deles estariam bem melhor fora do meu corpo, mas o que eu quero mesmo é ser capaz de conviver pacificamente com eles e dissociá-los do conforto que me proporcionam em momentos de maior stress e posteriormente do sentimento de culpa.

Nos últimos tempos tenho conseguido gerir a alimentação de forma a perder peso, no entanto, estaria a mentir se dissesse que tenho feito uma alimentação exemplar. Não tenho! Tenho perdido peso muito por conta da "regra das compensações" e dou por mim a contabilizar as refeições que deixei de fazer porque cometi a loucura de comer o que não devia, na quantidade que não devia. O engraçado é que ultimamente não tenho tido compulsões, simplesmente passo da hora de comer e depois não tenho a capacidade de esperar pelo jantar estar pronto.

Por isso, o objetivo desta semana é comer a horas certas.

O peso de hoje foi 85 kg. :)

Beijinhos e uma excelente semana para vocês,
Pintainha

segunda-feira, 22 de abril de 2013

85,6 kg AKA tudo na mesma como a lesma

E pronto, após uma saída para comer uma maravilhosa pizza durante o fim-de-semana, que tentei equilibrar com as restantes refeições para que o estrago não fosse tanto, o peso de hoje foi exatamente o mesmo que na semana passada.  Portanto, está tudo na mesma como a lesma... infelizmente.

Estou a precisar de me alegrar, sinto-me com falta de energia!

Aliado a isto, estou com uma dor nas costas deveras estranha. Raios!

Beijinhos,
Pintainha

terça-feira, 16 de abril de 2013

85,6 kg & Novamente a juntar os cacos

Embora ainda não esteja fora de perigo, o médico diz que a minha avó está um bocadinho melhor. Hoje a minha mãe parece que renasceu. Eu sei o que ela sente... é esperança! Eu também o sinto e, portanto, aquilo que ontem era o meu coração partido em 1001 pedaços, é hoje um novo coração a bater alegremente com a esperança de a minha avó ultrapassar esta fase e que um dia (que espero daqui a algum tempo) Deus lhe dê a morte que ela pede há tantos anos.

Ontem a balança mostrou-me um 85,6 kg. Hoje sabotei um pouco a alimentação de manhã, e, por isso, tenho de me recompor e voltar à luta por este objetivo. Tenho ido tão bem que sinceramente agora quero recolher os frutos do que tenho cultivado!

Beijinhos,
Pintainha

terça-feira, 9 de abril de 2013

86,2 kg & Frases soltas

O meu peso de ontem era 86,2 kg, estou satisfeita. No entanto, sinto que perdi um pouco o foco no objetivo devido a umas quantas coisas que se têm passado na minha vida, que infelizmente acontecem e sobre as quais não tenho qualquer controlo. Tenho de voltar a entrar nos eixos.

Agora, as frases soltas:
- No final deste mês vou pesar 85 kg
- Estou que nem posso das minhas costas (lombalgia)
- Tenho tanta coisa na minha cabeça que nem consigo processar
- Preciso de começar a aproveitar melhor o meu tempo de lazer para fazer coisas que me "aliviem a cabeça"

Por agora é tudo.

Beijinhos,
Pintainha

terça-feira, 19 de março de 2013

86,7 kg & Depois da Epifania...

... fiquei sem saber como reagir.

A verdade é que depois de tanto tempo a depreciar-me, desconheço o que é necessário fazer para mudar isso. É como se tivesse saltado uma fase do meu desenvolvimento, como aquela em que nos "empiriquitamos" todas para estarmos bonitas para o rapaz mais giro da turma ou da escola (mas desta vez fazê-lo por mim, para me sentir bonita), ou aquela em que andamos sempre coladas às amigas aos segredinhos e risinhos. Se bem que, eu sei que não saltei nenhuma fase, simplesmente esqueci-me, esqueci-me de cuidar da minha saúde física, mental e social durante tanto tempo que agora tenho que reaprender.

De resto, o peso desta segunda-feira foi 86,7 kg. Confesso que estou desejosa por me afastar um pouco mais dos 87 kg. No entanto, embora sejam apenas menos 3 kg já noto uma grande diferença, até custa a crer que tenha perdido ainda tão pouco. Seja como for, no final deste ano vou ter menos 12 kg!

Por hoje é tudo e não se esqueçam de ser felizes! :)

Beijinhos,
Pintainha