quinta-feira, 5 de julho de 2012

Vontade de mexer o rabiosque, onde andas?

Não ando com a mínima vontade de praticar exercício físico. Pronto, confesso!

Tenho-me portado bem em termos de alimentação e o peso continua a descer (eu sabia que o peso de segunda-feira não era "real", hoje de manhã vi um 85,6 kg).

Tenho feito um esforço para aumentar o consumo de proteína que, ainda assim, é baixo. Acho que vou avançar com a compra da proteína de soro de leite... que, no entanto, preferia utilizar apenas se fizesse exercício físico. Mas... não tenho vontade :(

Por isso, o meu grande desafio das próximas semanas é: começar a mexer o rabiosque, nem que seja apenas uma caminhada de 30 minutos por dia.

Alguém já passou por isto? Andar a fazer uma alimentação certinha, mas não conseguir fazer exercício físico por pura falta de vontade?

Beijinhos,
Pintainha

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Descontrolo

Olá meninas :)

Na semana que passou o peso desceu para os 86 kg e assim se manteve até à manhã de Sábado. No entanto, no Sábado decidi que iria aliar uns desejos da minha mãe à minha refeição da semana mais pecaminosa. Assim, o meu almoço de sábado foi: pizza caseira de fiambre e cogumelos, acompanhada de salada de alface, tomate, cebola, maçã, banana e melão, e bebi uma lata de CocaCola zero a meias com a minha mãe, para a sobremesa comi gelatina de tutti-frutti com pera abacate, um café e 2 fatias de bolo de amêndoa e cenoura (não eram muito grandes, mas ainda assim...).

Não vos cheguei a dizer, mas esta semana que passou eu andava a sentir uma "fome" (vontade de comer) crescente e quando cheguei a Sábado abusei mais do que gostaria. Ao lanche, em vez de me ficar pelo costume: chávena de leite magro simples e 2 fatias de pão de forma com doce caseiro, adicionei-lhe mais 2 fatias do bolo da minha mãe. Escusado será dizer que fiquei cheia. Eu não queria comer aquilo... mas descontrolei-me.

Optei por fazer um jantar leve e rápido: meio tomate com cebola, uma lata de atum ao natural com 1 colher de chá de azeite e um bocadinho de gelatina, apenas para não ficar muitas horas sem comer e, consequentemente, diminuir o meu metabolismo.

Acordei no Domingo com 86,9 kg! Não foi de admirar... comida com fartura, aliada ao facto das minhas idas ao WC agora serem menos frequentes (já não ia ao WC há 2 dias).

Hoje, acordei com 86,6 kg e com o período também. Estou inchada, com dores, com vontade de comer coisas pecaminosas... Espero que esta semana o peso volte a descer o que já tinha descido, mais o que devia descer (+- 500 g). Vamos lá ver.

Beijinhos,
Pintainha

terça-feira, 26 de junho de 2012

A minha mãe

Decidi começar esta "série" porque a minha mãe anda a tentar sabotar a minha reeducação alimentar. Vá, também estou a exagerar, não é de propósito, mas como não é ela que tem de perder 20 kg, anda in modus comida "gordurosa e pecaminosa" e eu levo por tabela. Portanto, sempre que a minha mãe me diga ou faça qualquer coisa que atente à minha reeducação alimentar eu venho aqui contar.

Anteontem:
Enquanto nos queixamos do calor.
Mãe: Temos de ir a Lisboa comer um gelado naquela casa (Fragoleto). Que dizes?
Pintainha: ...

Ontem:
Mãe: A ver se faço um bolo um dia destes.
Pintainha: ... - Penso no que lhe hei de dizer para a dissuadir.
Pintainha: Também não faz falta nenhuma!
Mãe: Também é verdade, mas o teu pai já me disse que não faço um bolo há muito tempo.
Pintainha: ...

Hoje:
Enquanto fazíamos compras no Minipreço
Mãe: Onde é que estão os cogumelos laminados?
Pintainha: Estão aqui. - Pego numa lata de cogumelos laminados e entrego-lha.
Mãe: A ver se faço uma pizza um dia destes.
Pintainha: ...

Beijinhos,
Pintainha

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Da última semana

Olá a todas :)

Hoje de manhã a balança presenteou-me com um 86,4 kg, ou seja, menos 700 g em relação à segunda-feira da semana passada.

Esta semana que passou:
- Não comi fritos - resisti ao pacote de batatas fritas, YEAH!
- Não bebi refrigerantes
- Não comi bolos
- Não coloquei chocolate no leite
- Não bebi 1,5 L de água todos os dias
- Comi 4 bolachas torradas
- Comi pão
- Comi doce caseiro (de alperce ou morango) a acompanhar o pão
- Medi o azeite com uma colher de sopa
- Fiz uma refeição de novilho (para variar um pouco e foi grelhada)
- Fiz uma refeição com carne de porco (lombo), cogumelos e natas (63 kcal) - utilizei apenas metade do pacote, quando antigamente ia o pacote todo e chega perfeitamente
- Comi 2 quadradinhos de chocolate (um com 60% de cacau, outro com 70%) - caíram-me mal... :( fiquei com uma dor de barriga daquelas
- Comi um ovo estrelado com uma colher de azeite
- Comi frutos secos (entre amêndoas, avelãs, castanhas do maranhão e nozes) quase todos os dias
- Comi mais proteína (entre 50 e 70 gramas de proteína por dia) - tive que prestar atenção.

De resto, fruta, vegetais, leite/iogurtes, papas de aveia e sopa é o mesmo de sempre (isto é, sempre presentes).

Como podem ver, não foi perfeito, mas os pecados foram controlados. Não estou à espera de acertar em tudo de um momento para o outro. Um passinho de cada vez.

Existe ainda outro aspeto que tem de ser melhorado, o número de refeições de peixe. Apenas fiz 2 esta semana :( tenho mesmo que aprender a fazer peixe. Ideias fáceis e saudáveis de peixe para uma principiante na cozinha?

Mais pontos negativos... exercício físico. Além de umas caminhadas não tenho feito mais nada. A ver vamos o que se vai fazer esta semana, queria começar a fazer uns exercícios de musculação, mesmo que muito simples.

Agora vou visitar-vos.

Beijinhos,
Pintainha

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Da fome emocional e das conquistas

Ontem, após uma discussão com o meu namorado, passei fome.

Ao pequeno-almoço, ainda mesmo antes de começar a comer, já estava a pensar que aquilo que iria comer não era suficiente para colmatar a fome que sentia. Não cedi aos jogos da minha mente, mas ataquei (violentamente) as torradas que desapareceram num estalar de dedos.

Ontem, comi exatamente o mesmo que nos outros dias (em termos de calorias), mas andei o dia inteiro com fome.

Para mim foi uma conquista não ceder ao que esta cabeça de namorada chateada pedia e estou, de facto, orgulhosa de mim.

Estou orgulhosa pelo que tenho conquistado: como normalmente, como de tudo, tento comer alimentos saudáveis do ponto de vista nutricional em vez de comer "calorias vazias" e gosto mais de mim.

Olho ao espelho e vejo mudanças no meu corpo: a cintura que está mais fina, os pneus das costas estão mais pequenos, entre outras.

O peso continua a descer e eu estou mais feliz.

Beijinhos,
Pintainha

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Pintainha pergunta

Tal como vos disse no post anterior, acho que ando a consumir menos proteína do que devia. Durante esta semana, juntamente com o registo da alimentação e respetivas calorias, vou registar a quantidade de proteína que cada alimento tem e, assim, conseguir determinar ao certo a quantidade de proteína que consumo diariamente.

De nada me vale andar a perder peso se este se dever também à perda de massa magra. Por isso, aqui fica a pergunta: Quais as vossas estratégias para aumentar o consumo de proteína?

Desde já agradeço as vossas respostas.

Beijinhos,
Pintainha

Ps.: Às meninas que me comentam deixo o meu muito obrigada. Os vossos comentários (quer sejam para me motivar, me puxar as penas (entenda-se orelhas), me ensinar, ou de outro tipo qualquer) são extremamente importantes. É fantástico sabermos que temos alguém que nos lê e nos apoia. ***

domingo, 17 de junho de 2012

As minhas mudanças e alguns problemas

Esta semana perdi 0,5 kg e hoje a balança mostrou-me um 87,1 kg. Ou seja, cerca de menos 2 kg relativamente ao meu peso máximo.

Faço escolhas mais saudáveis, tenho em atenção as quantidades e tenho conseguido compensar um ou outro "pecado" com exercício ou uma alimentação menos calórica.

Excluí os bolos, que não me têm sequer apetecido, apesar da casa do meu namorado ter uma prateleira cheia deles.

O consumo de batatas fritas foi praticamente excluído, no entanto, confesso que esta semana comi um bocadinho de batatas fritas pala-pala (menos de 20 g, sendo que se fossem 20 g eram 113 kcal) num wrap.

Enfim, tenho tentado mudar para melhor. Sei que tenho ainda um longo percurso a percorrer e muito para aprender, mas sei que vou sair vitoriosa e sinto-me feliz com o que tenho alcançado.

Não tenho tido qualquer compulsão alimentar.

No entanto, tenho andado com alguns problemas nesta última semana:
- Nos últimos 2 dias não defequei. - Bastou comer as minhas papas de aveia (que não tenho andado a comer) e o problema resolveu-se. Nota: não ter preguiça de fazer papas de aveia para o pequeno-almoço.
- Dores/cansaço nas pernas. - Será que as sandálias são as culpadas? Eu sou uma séria fã de ténis, mas agora o tempo já pede pelas sandálias (rasas, é claro). A dor começa na sola dos pés e "sobe" perna acima. Chego ao final do dia completamente de rastos.
- Dores nos joelhos e pulsos. - Não é uma dor sempre presente, mas aparece quando faço algo que envolve um maior esforço (por exemplo, flexões de braços com apoio dos joelhos).

Eu sei que o peso não ajuda, mas o que me chateia é que deveria andar a sentir-me melhor por perder peso e não pior.

Outro ponto que tenho de controlar é a minha ingestão diária de proteína, porque acho sinceramente que não ando a consumir proteína suficiente e tenho medo de andar a perder massa magra em vez de massa gorda.

Muitos beijinhos,
Pintainha