segunda-feira, 29 de abril de 2013

85 kg & A regra das compensações

Quando iniciei este percurso de emagrecimento não o pretendi fazer através de uma alimentação super restrita e, por isso, da minha alimentação diária fazem parte os doces caseiros, os frutos secos e o pão, com frequência os bolos caseiros e chocolates, e raramente bolachas e outros alimentos menos saudáveis. Incluo todos estes alimentos com a perfeita noção de que alguns deles estariam bem melhor fora do meu corpo, mas o que eu quero mesmo é ser capaz de conviver pacificamente com eles e dissociá-los do conforto que me proporcionam em momentos de maior stress e posteriormente do sentimento de culpa.

Nos últimos tempos tenho conseguido gerir a alimentação de forma a perder peso, no entanto, estaria a mentir se dissesse que tenho feito uma alimentação exemplar. Não tenho! Tenho perdido peso muito por conta da "regra das compensações" e dou por mim a contabilizar as refeições que deixei de fazer porque cometi a loucura de comer o que não devia, na quantidade que não devia. O engraçado é que ultimamente não tenho tido compulsões, simplesmente passo da hora de comer e depois não tenho a capacidade de esperar pelo jantar estar pronto.

Por isso, o objetivo desta semana é comer a horas certas.

O peso de hoje foi 85 kg. :)

Beijinhos e uma excelente semana para vocês,
Pintainha

segunda-feira, 22 de abril de 2013

85,6 kg AKA tudo na mesma como a lesma

E pronto, após uma saída para comer uma maravilhosa pizza durante o fim-de-semana, que tentei equilibrar com as restantes refeições para que o estrago não fosse tanto, o peso de hoje foi exatamente o mesmo que na semana passada.  Portanto, está tudo na mesma como a lesma... infelizmente.

Estou a precisar de me alegrar, sinto-me com falta de energia!

Aliado a isto, estou com uma dor nas costas deveras estranha. Raios!

Beijinhos,
Pintainha

terça-feira, 16 de abril de 2013

85,6 kg & Novamente a juntar os cacos

Embora ainda não esteja fora de perigo, o médico diz que a minha avó está um bocadinho melhor. Hoje a minha mãe parece que renasceu. Eu sei o que ela sente... é esperança! Eu também o sinto e, portanto, aquilo que ontem era o meu coração partido em 1001 pedaços, é hoje um novo coração a bater alegremente com a esperança de a minha avó ultrapassar esta fase e que um dia (que espero daqui a algum tempo) Deus lhe dê a morte que ela pede há tantos anos.

Ontem a balança mostrou-me um 85,6 kg. Hoje sabotei um pouco a alimentação de manhã, e, por isso, tenho de me recompor e voltar à luta por este objetivo. Tenho ido tão bem que sinceramente agora quero recolher os frutos do que tenho cultivado!

Beijinhos,
Pintainha

domingo, 14 de abril de 2013

Sinto-me...

... amedrontada.

Incapaz de lidar com o medo de a minha avó partir, com a noção de esta estar a sofrer confinada a uma cama de hospital (um espaço tão pequeno para uma vontade tão grande de correr o seu mundo), com a noção de que a situação dela é grave, com o desconhecimento dos pormenores médicos, e com a esperança de que este não seja o seu fim.

Já não sei se peça a Deus que a cure ou que acabe com o seu sofrimento.

Mal consigo lidar com o meu sofrimento, quanto mais amparar a minha mãe na sua dor.

Não me apetece falar de emagrecimento, nem de exercício físico. Aliás, não me apetece falar de nada, nem pensar em nada.

Sinto que o meu estômago é incapaz de comportar comida.

Sinto... bem... já nem sei o que sinto.

terça-feira, 9 de abril de 2013

86,2 kg & Frases soltas

O meu peso de ontem era 86,2 kg, estou satisfeita. No entanto, sinto que perdi um pouco o foco no objetivo devido a umas quantas coisas que se têm passado na minha vida, que infelizmente acontecem e sobre as quais não tenho qualquer controlo. Tenho de voltar a entrar nos eixos.

Agora, as frases soltas:
- No final deste mês vou pesar 85 kg
- Estou que nem posso das minhas costas (lombalgia)
- Tenho tanta coisa na minha cabeça que nem consigo processar
- Preciso de começar a aproveitar melhor o meu tempo de lazer para fazer coisas que me "aliviem a cabeça"

Por agora é tudo.

Beijinhos,
Pintainha

segunda-feira, 25 de março de 2013

86,2 kg & Os pecados da Páscoa

Acordei, saltei para cima da balança e esta mostrou-me o peso de hoje: 86,2 kg.

Estou desejosa de chegar à casa dos 85 kg, aliás, estou desejosa de ver as mudanças que ocorrem no meu corpo à medida que o peso vai descendo. Mas é preciso paciência e lembrar-me que tenho cumprido com o meu objetivo - 1 kg por mês, por isso, nada de stresses Pintainha!

Para mim a Páscoa significa a constante presença de alguns petiscos (amêndoas, ovos de chocolate, bolo amarelo, aletria) e estar com a família. Por vezes, estou tão focada nos petiscos da época Pascoal que até me esqueço do mais importante, aproveitar os momentos em família. Vou tentar não cometer o mesmo erro este ano.

Relativamente à alimentação dos últimos tempos, confesso que me tenho descontrolado com algumas coisas: amêndoas de chocolate negro e cajus. Ai, tenho-me desgraçado nos cajus! Por isso, o objetivo desta semana é ter mais controlo na minha alimentação.

Seja como for, estou orgulhosa de mim mesma pois tenho sido capaz de resistir ou de comer moderadamente coisas que antigamente era incapaz de parar após ter começado. Ontem apareceu lá em casa uma garrafa de refrigerante, ainda pensei em beber um golinho ao jantar, mas depois acabei por nem beber pois apercebi-me que até nem queria assim tanto beber. No outro dia, apeteceu-me um croissant de chocolate (cometi a asneira de deixar passar a hora do jantar) e comi, depois apetecia-me outro e pensei para comigo mesma, será que preciso de comer outro? E acabei por nem comer, nem ficar a pensar no dito. Aos poucos esta cabeça com mentalidade de gorda vai mudando e vou conhecendo-me melhor. :)

Desejo-vos uma excelente Páscoa e comam/bebam com moderação.


Beijinhos,
Pintainha

sexta-feira, 22 de março de 2013

Inspiração III & Um olhar diferente sobre o passado

Sempre fui uma criança grande. Como prova disso, lembro-me de a dada altura da minha vida conseguir ver as cabeças dos meus colegas. Além de ser alta, quando comparada com as minhas colegas, era gordinha.

Há uns dias atrás, enquanto olhava para algumas fotografias antigas, fui apanhada pelo sentimento de que estava redondamente enganada relativamente à imagem que tinha de mim mesma e desejei ter sido capaz de me valorizar mais na altura.

Definitivamente, quando comparada com algumas colegas, eu era GRANDE, mas não era GORDA (com toda a conotação negativa geralmente associada a esta palavra).

Acho que sempre me faltou a dose necessária de amor próprio para me conseguir ver tal e qual como era. E sempre me faltou aquele bocadinho de vaidade que as minhas colegas tinham e que as levava a arranjarem-se mais do que eu.

Ai Pintainha, que tola que tu és!

E a minha inspiração de hoje sou eu mesma! Não me sinto suficientemente à vontade para colocar aqui a/as foto/s que me fizeram ver que eu era bonita, mas posso dizer-vos que tenho particular saudade do meu rosto oval, em vez do rosto redondo que tenho atualmente. Lá chegarei novamente! :)

Por hoje é tudo.

Beijinhos,
Pintainha