terça-feira, 3 de setembro de 2013

Casa dos 70, aí vou eu!

Olá, como vai tudo por aí?

Bem sei que tenho andado desaparecida, mas isso não quer dizer que me tenha esquecido do meu objetivo. :)

O mês de Agosto correu de forma tranquila e comecei Setembro com 81 kg. Embora tenha ainda um longo percurso pela frente, confesso que estou satisfeita com a consistência dos meus resultados, afinal parece-me que consegui encontrar o objetivo que funciona comigo: 1 kg por mês, nas calmas, sem stress e tudo o que vier a mais é bónus.

Aprendi a dar menos importância às variações de peso que observo diariamente (sim, peso-me todos os dias) e a dar mais valor às diferenças que observo mensalmente. É um facto, já perdi quase 9 kg e é isso que interessa.

Olhando para o peso que já perdi e pensando em quanto posso melhorar não duvido que consiga cumprir com o objetivo nos últimos 4 meses deste ano. Seria maravilhoso terminar o ano com 77 kg! Mas vamos por partes, sim Pintainha?

O objetivo para Setembro é terminar o mês na casa dos 70, pode ser com 79,9 kg. O plano é:
- Apontar tudo o que como num caderno;
- Beber 1,5 L de água todos os dias;
- Fazer uma caminhada 3/4 vezes por semana;
- Não passar das 1600 kcal diárias ingeridas.

Por hoje é tudo.

Beijinhos,
Pintainha

quarta-feira, 24 de julho de 2013

82,2 kg & Um (auto)relembrar dos meus objetivos

Embora venha ao blogue diariamente para vos ler, a vontade de aqui escrever alguma coisa não tem sido muita. Sorry...

Não, não me tenho desgraçado. No entanto, o objetivo de chegar a Agosto na casa dos 70 não vai, definitivamente, acontecer.

Estou mais magra! Se considerar a pesagem da passada segunda-feira (82,2 kg), estou 7,7 kg mais magra que o início deste ano e é só isso que interessa. Também estou mais magra comparativamente ao ano passado e vejo isso quando uso a roupa de verão que já tinha (não comprei nada, porque ainda não preciso). Sinceramente, é somente isso que me interessa, estar mais magra e continuar a emagrecer até atingir um peso saudável e com o qual me sinto bem. Se conquistar o objetivo de perda de peso que estabeleci para este ano vou sentir-me super orgulhosa de mim e é nisso que me tenho de focar. Não interessa que seja apenas 1 kg por mês.

Sinto-me mais bonita nas roupas que já usava no ano passado e sinto-me mais bonita sem roupa também, o que faz maravilhas à minha autoestima. :)

Enfim, lamento apenas ainda não ter sido bem sucedida na introdução da atividade física no meu dia-a-dia, se tiver companhia passo horas a andar, mas sem companhia... dá-me a preguiça, confesso!

Gostava de melhorar alguns aspetos na minha alimentação, como fazer um melhor planeamento das refeições, para não ter que pensar nas coisas todos os dias, refeição a refeição, o que pode levar-me a tomar más decisões, mas, tirando isso, continuo a comer de tudo com conta, peso e medida.

Por hoje é tudo.

Beijinhos,
Pintainha

quinta-feira, 13 de junho de 2013

83,1 kg & Os desejos para este Verão

Já há algum tempo que não vinha aqui deixar-vos algumas palavras. Não é porque me ande a portar mal, mas sim porque não tenho andado com muita vontade de cá passar para escrever, aliás, não ando com muita vontade para o que quer que seja. O motivo? O mês de Maio foi mau, talvez vos conte quando a poeira assentar.

O tempo passa rápido, daqui a nada começa o Verão. Confesso que, para quem nunca tinha vontade, este ano me apetece ir à praia. Que se lixem os quilos a mais, a celulite e as estrias, apetece-me apanhar uma corzinha, nadar no mar, jogar raquetes, apanhar conchinhas, enfim... divertir-me à beira-mar.

E também me apetece chegar a Agosto com 79,9 kg, mas, como a pressa é inimiga da perfeição, não sei se vale a pena tentar perder estes 3,2 kg no pouco tempo que falta até lá e correr o risco de, ao sentir-me mais "pressionada", despoletar uma compulsão. Acho que me tenho estado a safar tão bem com este objetivo de 1 kg por mês, até tem sido um bocadinho mais do que isso, que não sei se duplicar o peso que pretendo perder é má ideia. Enfim, vocês devem estar a pensar que isto são mesmo dúvidas parvas (OK, eu estou a pensar que esta é uma dúvida parva), mas quem não tem medo de voltar a ganhar peso? Uhm? Eu tenho!

Por hoje é tudo. :)

Beijinhos,
Pintainha

P.S.: E o peso da passada segunda-feira foi 83,1 kg.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

84,2 kg

Há 2 fins-de-semana fui a uma almoçarada familiar com direito a prato de peixe, prato de carne e diversas sobremesas. Confesso que não me proibi de comer nada, mas optei por moderar a quantidade. Ainda assim, aliando alguns dias presa do intestino (tenho mesmo de resolver isto) à almoçarada, na segunda-feira pesava uns maravilhosos 85,3 kg. É óbvio que não tinha engordado 600 g numa semana mas, ainda assim, não consegui deixar de me sentir desmoralizada porque, neste momento, eu PRECISO de ver os números da balança a descer.

Por isso, decidi não me afogar em croissants de chocolate, aceitar que o peso tinha aumentado e ir à luta durante a semana passada. Nem tudo foi um mar de rosas, cometi vários erros alimentares e continuei a não conseguir incluir exercício físico (embora ainda tenha feito 2 caminhadas), mas o peso desceu para os 84,2 kg. :)

O objetivo até ao final deste mês é chegar aos 83,9 kg, por isso, apesar de estar naquela fase do mês vou esforçar-me para o atingir. Um passinho de cada vez!

Uma boa semana para todas! :)

Beijinhos,
Pintainha

sexta-feira, 17 de maio de 2013

As dificuldades do recomeço da atividade física

Após perder 5 kg, decidi começar a introduzir alguma atividade física no meu dia-a-dia.

No seguimento de tudo o que tenho feito, optei por fazer algo muito fácil de cumprir e depois ir aumentando a frequência e a intensidade.

Não há nada mais fácil de fazer que caminhar e, portanto, decidi começar por fazer caminhada 3 vezes por semana.

E assim fiz, foi cerca de 1 hora a caminhar sob o mau tempo que regressou, custou-me horrores, principalmente devido ao tempo, e no dia seguinte estava toda dorida. Estou incrivelmente em baixo de forma... :(

Mas pior do que as dores, foi o facto de no dia seguinte estar 600 gramas mais pesada que no dia anterior. É desmoralizador e, embora esteja de consciência tranquila quanto à alimentação, não consigo deixar de me sentir em baixo.

Vou precisar de juntar uma boa dose de força de vontade para cumprir com a segunda caminhada da semana.

Beijinhos,
Pintainha

terça-feira, 14 de maio de 2013

84,7 kg & As contas deste mês

Quando ontem de manhã saltei para cima da balança e ela mostrou-me um 84,7 kg, senti-me aliviada.

Depois de uma semana má, em que não fui capaz de me controlar, apercebi-me que tenho ainda um longo caminho a percorrer, não apenas nos kilos que ainda tenho para perder, mas também na mudança de mentalidade.

Mas agora também não vale a pena continuar a bater no ceguinho, já tenho o chocolate e os cajus, resta-me lutar para que esta semana corra bem. :)

Quero começar o próximo mês na casa dos 83 kg, por isso, está na altura de fazer contas porque Maio já vai quase a meio e eu não ato nem desato:
  • Faltam - 800 g
  • Dias para o final do mês - 18 dias
  • Kcal a queimar/debitar - 5600 kcal (+/- 311 kcal/dia)
Não é assim tão difícil de cumprir (mais fácil dizer que fazer...), os cajus já foram divididos (porque senão eu perco-me) e tenho que começar a incluir exercício físico no meu dia-a-dia, afinal de contas tenho que passar ao nível seguinte para perder mais 5 kg. :)

E para finalizar, deixo-vos esta música que não consigo deixar de ouvir (para quem não sabe, eu quando gosto de uma música, ouço-a até me fartar) e, enquanto vos escrevo este post, o meu corpo não resiste a mover-se ao seu ritmo.

Um excelente dia para vocês.

Beijinhos,
Pintainha

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Aqui me confesso

Não me tenho portado nada bem. Tenho comido coisas que não devia, todos os dias.

Deixei acabar os meus snacks saudáveis e, portanto, o armário dos pecados do meu namorado já não tem a rede de segurança que me impedia de comer os bolos, os chocolates e as bolachas (cuja existência não consigo controlar) que este contém. O pior, é que cada dia que passa mais viciada fico e em vez de me contentar com 1, como 2 e depois 3 porções de pecado. Ou seja, 600 kcal que poderiam ter sido evitadas.

Hoje, disse: Basta! Pintainha, não vais "pecaminar"!

Já fui comprar algo que gosto de ter por casa: chocolate preto. Pode parecer um pouco contraditório mas, acreditem ou não, se me apetecer algo doce e comer 1 quadradinho (ou 2) de chocolate preto, fico satisfeita, mas se comer chocolate de leite tenho de comer 4 ou 5 quadrados e, mesmo assim, não fico satisfeita.

Também vou fazer gelatina e comprar os maravilhosos cajus (sem sal).

Preciso mesmo de voltar a entrar nos eixos e não me deixar desleixar, não agora que já mandei 5 kg para o espaço.

Por hoje é tudo. :)

Beijinhos,
Pintainha

segunda-feira, 6 de maio de 2013

84,8 kg & 1/5 da meta já lá vai

Hoje, a balança presenteou-me com um 84,8 kg. :)

Passaram-se apenas 4 meses e uns dias desde que recomecei esta luta e já lá vão 5 kg. Não tenho passado fome, não tenho tido compulsões ou, pelo menos, não me tenho empanturrado. Posso dizer que perdi 5 kg quase sem notar que estava a fazer por isso, que tem sido totalmente indolor e que tem sido uma descoberta impressionante.

E porquê? Porque:
- Descobri que algumas das minhas características são afinal mais defeitos do que virtudes;
- Apercebi-me que sou imperfeita e não há mal nenhum nisso, apenas quer dizer que sou humana;
- Começo a conseguir ver que tenho valor, que sou bonita e não há nada de errado comigo.

Quando conseguimos a dar um nome ao que sentimos, passamos a ser capazes de traçar um plano para ultrapassar esses sentimentos. Tenho baixa autoestima, sei que preciso de trabalhar para a aumentar e que isso fará com que seja mais fácil perder peso.

Não tenho estado presente tanto quanto gostaria, de qualquer forma, obrigada a todos os que aqui passam e a todos os que me têm comentado. :)

Por hoje é tudo.

Beijinhos,
Pintainha

segunda-feira, 29 de abril de 2013

85 kg & A regra das compensações

Quando iniciei este percurso de emagrecimento não o pretendi fazer através de uma alimentação super restrita e, por isso, da minha alimentação diária fazem parte os doces caseiros, os frutos secos e o pão, com frequência os bolos caseiros e chocolates, e raramente bolachas e outros alimentos menos saudáveis. Incluo todos estes alimentos com a perfeita noção de que alguns deles estariam bem melhor fora do meu corpo, mas o que eu quero mesmo é ser capaz de conviver pacificamente com eles e dissociá-los do conforto que me proporcionam em momentos de maior stress e posteriormente do sentimento de culpa.

Nos últimos tempos tenho conseguido gerir a alimentação de forma a perder peso, no entanto, estaria a mentir se dissesse que tenho feito uma alimentação exemplar. Não tenho! Tenho perdido peso muito por conta da "regra das compensações" e dou por mim a contabilizar as refeições que deixei de fazer porque cometi a loucura de comer o que não devia, na quantidade que não devia. O engraçado é que ultimamente não tenho tido compulsões, simplesmente passo da hora de comer e depois não tenho a capacidade de esperar pelo jantar estar pronto.

Por isso, o objetivo desta semana é comer a horas certas.

O peso de hoje foi 85 kg. :)

Beijinhos e uma excelente semana para vocês,
Pintainha

segunda-feira, 22 de abril de 2013

85,6 kg AKA tudo na mesma como a lesma

E pronto, após uma saída para comer uma maravilhosa pizza durante o fim-de-semana, que tentei equilibrar com as restantes refeições para que o estrago não fosse tanto, o peso de hoje foi exatamente o mesmo que na semana passada.  Portanto, está tudo na mesma como a lesma... infelizmente.

Estou a precisar de me alegrar, sinto-me com falta de energia!

Aliado a isto, estou com uma dor nas costas deveras estranha. Raios!

Beijinhos,
Pintainha

terça-feira, 16 de abril de 2013

85,6 kg & Novamente a juntar os cacos

Embora ainda não esteja fora de perigo, o médico diz que a minha avó está um bocadinho melhor. Hoje a minha mãe parece que renasceu. Eu sei o que ela sente... é esperança! Eu também o sinto e, portanto, aquilo que ontem era o meu coração partido em 1001 pedaços, é hoje um novo coração a bater alegremente com a esperança de a minha avó ultrapassar esta fase e que um dia (que espero daqui a algum tempo) Deus lhe dê a morte que ela pede há tantos anos.

Ontem a balança mostrou-me um 85,6 kg. Hoje sabotei um pouco a alimentação de manhã, e, por isso, tenho de me recompor e voltar à luta por este objetivo. Tenho ido tão bem que sinceramente agora quero recolher os frutos do que tenho cultivado!

Beijinhos,
Pintainha

domingo, 14 de abril de 2013

Sinto-me...

... amedrontada.

Incapaz de lidar com o medo de a minha avó partir, com a noção de esta estar a sofrer confinada a uma cama de hospital (um espaço tão pequeno para uma vontade tão grande de correr o seu mundo), com a noção de que a situação dela é grave, com o desconhecimento dos pormenores médicos, e com a esperança de que este não seja o seu fim.

Já não sei se peça a Deus que a cure ou que acabe com o seu sofrimento.

Mal consigo lidar com o meu sofrimento, quanto mais amparar a minha mãe na sua dor.

Não me apetece falar de emagrecimento, nem de exercício físico. Aliás, não me apetece falar de nada, nem pensar em nada.

Sinto que o meu estômago é incapaz de comportar comida.

Sinto... bem... já nem sei o que sinto.

terça-feira, 9 de abril de 2013

86,2 kg & Frases soltas

O meu peso de ontem era 86,2 kg, estou satisfeita. No entanto, sinto que perdi um pouco o foco no objetivo devido a umas quantas coisas que se têm passado na minha vida, que infelizmente acontecem e sobre as quais não tenho qualquer controlo. Tenho de voltar a entrar nos eixos.

Agora, as frases soltas:
- No final deste mês vou pesar 85 kg
- Estou que nem posso das minhas costas (lombalgia)
- Tenho tanta coisa na minha cabeça que nem consigo processar
- Preciso de começar a aproveitar melhor o meu tempo de lazer para fazer coisas que me "aliviem a cabeça"

Por agora é tudo.

Beijinhos,
Pintainha

segunda-feira, 25 de março de 2013

86,2 kg & Os pecados da Páscoa

Acordei, saltei para cima da balança e esta mostrou-me o peso de hoje: 86,2 kg.

Estou desejosa de chegar à casa dos 85 kg, aliás, estou desejosa de ver as mudanças que ocorrem no meu corpo à medida que o peso vai descendo. Mas é preciso paciência e lembrar-me que tenho cumprido com o meu objetivo - 1 kg por mês, por isso, nada de stresses Pintainha!

Para mim a Páscoa significa a constante presença de alguns petiscos (amêndoas, ovos de chocolate, bolo amarelo, aletria) e estar com a família. Por vezes, estou tão focada nos petiscos da época Pascoal que até me esqueço do mais importante, aproveitar os momentos em família. Vou tentar não cometer o mesmo erro este ano.

Relativamente à alimentação dos últimos tempos, confesso que me tenho descontrolado com algumas coisas: amêndoas de chocolate negro e cajus. Ai, tenho-me desgraçado nos cajus! Por isso, o objetivo desta semana é ter mais controlo na minha alimentação.

Seja como for, estou orgulhosa de mim mesma pois tenho sido capaz de resistir ou de comer moderadamente coisas que antigamente era incapaz de parar após ter começado. Ontem apareceu lá em casa uma garrafa de refrigerante, ainda pensei em beber um golinho ao jantar, mas depois acabei por nem beber pois apercebi-me que até nem queria assim tanto beber. No outro dia, apeteceu-me um croissant de chocolate (cometi a asneira de deixar passar a hora do jantar) e comi, depois apetecia-me outro e pensei para comigo mesma, será que preciso de comer outro? E acabei por nem comer, nem ficar a pensar no dito. Aos poucos esta cabeça com mentalidade de gorda vai mudando e vou conhecendo-me melhor. :)

Desejo-vos uma excelente Páscoa e comam/bebam com moderação.


Beijinhos,
Pintainha

sexta-feira, 22 de março de 2013

Inspiração III & Um olhar diferente sobre o passado

Sempre fui uma criança grande. Como prova disso, lembro-me de a dada altura da minha vida conseguir ver as cabeças dos meus colegas. Além de ser alta, quando comparada com as minhas colegas, era gordinha.

Há uns dias atrás, enquanto olhava para algumas fotografias antigas, fui apanhada pelo sentimento de que estava redondamente enganada relativamente à imagem que tinha de mim mesma e desejei ter sido capaz de me valorizar mais na altura.

Definitivamente, quando comparada com algumas colegas, eu era GRANDE, mas não era GORDA (com toda a conotação negativa geralmente associada a esta palavra).

Acho que sempre me faltou a dose necessária de amor próprio para me conseguir ver tal e qual como era. E sempre me faltou aquele bocadinho de vaidade que as minhas colegas tinham e que as levava a arranjarem-se mais do que eu.

Ai Pintainha, que tola que tu és!

E a minha inspiração de hoje sou eu mesma! Não me sinto suficientemente à vontade para colocar aqui a/as foto/s que me fizeram ver que eu era bonita, mas posso dizer-vos que tenho particular saudade do meu rosto oval, em vez do rosto redondo que tenho atualmente. Lá chegarei novamente! :)

Por hoje é tudo.

Beijinhos,
Pintainha

terça-feira, 19 de março de 2013

86,7 kg & Depois da Epifania...

... fiquei sem saber como reagir.

A verdade é que depois de tanto tempo a depreciar-me, desconheço o que é necessário fazer para mudar isso. É como se tivesse saltado uma fase do meu desenvolvimento, como aquela em que nos "empiriquitamos" todas para estarmos bonitas para o rapaz mais giro da turma ou da escola (mas desta vez fazê-lo por mim, para me sentir bonita), ou aquela em que andamos sempre coladas às amigas aos segredinhos e risinhos. Se bem que, eu sei que não saltei nenhuma fase, simplesmente esqueci-me, esqueci-me de cuidar da minha saúde física, mental e social durante tanto tempo que agora tenho que reaprender.

De resto, o peso desta segunda-feira foi 86,7 kg. Confesso que estou desejosa por me afastar um pouco mais dos 87 kg. No entanto, embora sejam apenas menos 3 kg já noto uma grande diferença, até custa a crer que tenha perdido ainda tão pouco. Seja como for, no final deste ano vou ter menos 12 kg!

Por hoje é tudo e não se esqueçam de ser felizes! :)

Beijinhos,
Pintainha

terça-feira, 12 de março de 2013

As coisas que deixei de fazer enquanto espero pelo dia em que for magra

Já aqui disse, por diversas vezes, determinadas coisas que deixam entender que quando for magra conquistarei o Universo, mas enquanto isso não acontecer vou odiar-me e farei de tudo para me auto castigar por ter chegado a este ponto.

Estava aqui a pensar na quantidade de vezes que adiei a minha felicidade devido a esta falta de amor próprio e dei por mim a questionar-me se valerá a pena e se não serei eu que estou a dificultar todo o processo.

Já deixei de:
- Socializar por vergonha da minha aparência
- Comprar roupa, com a justificação de que só o farei quando emagrecer
- Arranjar-me para não chamar à atenção e por achar que não valia a pena
- Ir à praia ou a qualquer outro sítio onde tivesse de usar menos roupa
- Etc, etc e tal

Agora, vendo as coisas de outra perspetiva, vejo que todos estes sacrifícios serviram apenas para diminuir a minha autoestima e dar uma imagem de antissocial e de desleixada relativamente à minha pessoa.

Será que vale a pena todo este sentimento de culpa e de vergonha e autocrítica? Será que vale a pena abdicar das coisas boas da vida porque tenho uns kilos a mais? É CLARO QUE NÃO!

Este processo até pode demorar anos e, portanto, não vale a pena deixar de me amar porque estou à espera de melhores dias para o fazer. Que coisa mais estúpida Pintainha!

Agora sei que este processo de emagrecimento não é apenas feito de contagem de calorias aka passar fome e exercício físico extenuante (just kidding) mas de um aprender a amar-me tal e qual como sou AGORA e, se me amar, vou querer cuidar bem do meu corpo, pois é o único que tenho.

Não vale a pena andarmos a procrastinar relativamente à nossa felicidade, nem de medir a nossa felicidade com base no peso que temos. Não adiem o dia de serem felizes para o dia em que são magros, pois esse dia pode nunca chegar.

Por hoje é tudo.

Beijinhos,
Pintainha

PS.: Deixo-vos um link de um texto sobre este tema.

segunda-feira, 11 de março de 2013

86,9 kg & O inevitável

É inevitável que antes da menstruação vir ande mais descontrolada. Simplesmente agarro na coisa mais pecaminosa que vir à frente e vou comendo. Depois vem a tal sensação de culpa, que deveria ter sido capaz de me conter.

Hoje já comi umas quantas amêndoas de chocolate e um croissant de chocolate. Só nisto tudo devo ter consumido umas 500 kcal. E o pior, é que estas pancadas só me dão à noite.

E vocês? Também passam pelo mesmo? Como fazem para passar pela TPM sem cometer grandes pecados?

Relativamente ao peso, desceu. Até estou admirada, porque durante a semana passada cheguei a pesar 87,6 kg (e não, não tive nenhum ataque).

Vou retomar o registo da alimentação. Não o tenho feito, mas sem dúvida que ter um olho mais atento relativamente à alimentação me irá ajudar nesta luta.

Beijinhos,
Pintainha

sábado, 9 de março de 2013

Inspiração II

Há uns anos atrás inscrevi-me na natação. As aulas eram livres e, se não estou em erro, a única divisão que existia era o nível para não nos andarmos a atrapalhar uns aos outros. Tirando isso, deparava-me com pessoas de diferentes idades e sexos a nadar na mesma "pista" que eu.

Num desses dias estava na mesma "pista" que eu uma senhora que deveria estar na casa dos 30 quase 40, e eu, uma jovem de 20 e poucos anos, já botava os bofes de fora quando a dita senhora se fartou da minha lentidão e começou-me a ultrapassar. Lá ia ela, depois de nadar 50 metros seguidos nem parava para recuperar o folego e voltar para trás. Nesse dia, senti-me profundamente em baixo de forma.

Vão existir sempre pessoas mais velhas que nós que estão em melhor forma física que nós e, neste momento, prefiro olhar para essas pessoas como bons exemplos, exemplos que devo seguir.

Quando penso em mulheres maduras que me inspiram penso logo na Solange Frazão. Com 50 anos, tem uma forma física que mete respeito a qualquer jovem. E, obviamente, não me importava nada de ser como ela quando chegasse à idade dela (ou até mesmo antes).

Como este físico não se obtém da noite para o dia tenho que começar a trabalhar para isso. :) Caso não saibam, existem imensos vídeos dela no YouTube com exercícios que valem a pena fazer.

Então e vocês, como gostavam de ser aos 50 anos?

Beijinhos,
Pintainha

quinta-feira, 7 de março de 2013

Inspiração I

Talvez porque já não me lembre de como era no curto espaço de tempo em que pesei 68 kg, tenho uma certa dificuldade em imaginar-me com esse peso. E, provavelmente, para compensar essa dificuldade em me imaginar em tal situação, dou por mim a navegar pela Internet em busca de pessoas e imagens que me inspirem na conquista dos meus objetivos de perda de peso.

Já se sabe que os gostos não se discutem. Eu gostava de ter uma cintura fina e uma barriga lisa, umas coxas generosas (mas sem grandes exageros) e um cu empinado "para compor o figurino". Ah! E, se não for pedir muito, que ao perder peso as minhas mamas voltassem ao sítio. :P

Aqui ficam algumas das imagens que tenho colecionado para me inspirar:


As imagens foram removidas... sorry!

Então e vocês? O que vos inspira?

Beijinhos,
Pintainha