No outro dia estava à conversa com os meus pais sobre a alimentação na infância. Provavelmente esta conversa vinha no seguimento de mais uma notícia sobre o tema e nas problemáticas estatísticas de obesidade nestas idades.
Recordava as minhas idas ao refeitório da escola, em como a comida era uma verdadeira porcaria e que costumava levar para os lanches sempre alguma coisa pouco saudável, como os famosos pães de leite com chocolate. Curiosamente, a minha mãe disse: "Ah, mas eu tinha de comprar, senão tu dizias que os teus colegas tinham e tu não.". Ri-me e perguntei-lhe: "Mas então quem é que decide a alimentação das crianças? Os pais ou as crianças?".
Calculo que não tenha sido apenas a minha mãe a aceder aos impulsos gulosos (e de necessidade de ter o que os outros têm) de uma criança, mas os pais é que têm de escolher o que é melhor para os seus filhos, pois uma criança não tem capacidade de tomar esse tipo de decisões.
Não querendo culpar a minha mãe pelo peso que tenho agora, a realidade é que tenho excesso de peso desde os 7/8 anos. A culpa foi minha? Não, é claro que não.
Os pais têm de perceber que são eles os responsáveis por decidir o que os seus filhos comem e que os filhos geralmente imitam os pais nos seus hábitos de alimentação e prática de exercício físico. Para o bem e para o mal. Se isso significar que têm de dizer que não e aguentar uma birra, que seja.
Não sou mãe, mas um dia quero ser e quero que os meus filhos tenham o melhor exemplo da minha parte (e da parte do pai lol), não quero que eles passem pelo que passei por ser mais gordinha que as outras crianças e que quando crescerem continuem a pagar o preço dos kilinhos a mais.
Qual a vossa opinião sobre o tema?
Beijinhos,
Pintainha
PS.: A minha mãe certamente que fez o melhor que sabia ao criar-me e amo-a muito por isso. Mas, os tempos são outros, a informação sobre o tema é outra e não quero cometer os mesmos erros, daí ter decidido falar sobre este tema.
sexta-feira, 8 de novembro de 2013
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
As mudanças
Desde que decidi que tenho de começar a alimentar-me melhor, tenho andado mais controlada na alimentação.
Tenho alternado os dias em que ambas as refeições principais incluem carne/peixe, com dias em que numa das refeições principais como carne/peixe e noutra como algo mais leve (sopa/salada e fruta, sandes de peru/frango e fruta, etc).
Os pequenos-almoços e os lanches continuam a variar entre: iogurte magro e 2 fatias de pão com doce/margarina, papas de aveia ou leite com cereais (meço sempre a quantidade de cereais para não abusar).
A meio da manhã os pasteis de feijão foram abolidos, em vez disso tenho comido fruta depois de beber o café e substituí as 2 colheres de café de açúcar que adicionava ao café por 1 comprimido de adoçante.
E basicamente foram estas as alterações alimentares.
Infelizmente, estou novamente obstipada, o que significa que tenho de aumentar o consumo de água e de fibras (e fazer exercício físico).
...
Hoje vesti uma peça de roupa que já não vestia há alguns meses e foi MARAVILHOSO constatar que me está folgada. Sinceramente, quando penso no que senti quando a vesti no ano passado e estava-me super apertada e comparo com o agora, vejo que valeu cada doce que deixei de comer e cada ida ao fast food de que abdiquei. Apesar de ainda me faltar tanto para chegar onde quero, vestir aquela peça de roupa hoje, curiosamente, fez-me sentir livre. Já me livrei de 10 kg! :D
Beijinhos,
Pintainha
Tenho alternado os dias em que ambas as refeições principais incluem carne/peixe, com dias em que numa das refeições principais como carne/peixe e noutra como algo mais leve (sopa/salada e fruta, sandes de peru/frango e fruta, etc).
Os pequenos-almoços e os lanches continuam a variar entre: iogurte magro e 2 fatias de pão com doce/margarina, papas de aveia ou leite com cereais (meço sempre a quantidade de cereais para não abusar).
A meio da manhã os pasteis de feijão foram abolidos, em vez disso tenho comido fruta depois de beber o café e substituí as 2 colheres de café de açúcar que adicionava ao café por 1 comprimido de adoçante.
E basicamente foram estas as alterações alimentares.
Infelizmente, estou novamente obstipada, o que significa que tenho de aumentar o consumo de água e de fibras (e fazer exercício físico).
...
Hoje vesti uma peça de roupa que já não vestia há alguns meses e foi MARAVILHOSO constatar que me está folgada. Sinceramente, quando penso no que senti quando a vesti no ano passado e estava-me super apertada e comparo com o agora, vejo que valeu cada doce que deixei de comer e cada ida ao fast food de que abdiquei. Apesar de ainda me faltar tanto para chegar onde quero, vestir aquela peça de roupa hoje, curiosamente, fez-me sentir livre. Já me livrei de 10 kg! :D
Beijinhos,
Pintainha
segunda-feira, 4 de novembro de 2013
Dos 89,9 kg aos 79,9 kg
Hoje a balança presenteou-me com um 79,9 kg. É uma espécie de "Vá, toma lá um número na casa dos 70, mas não te empolgues muito que são apenas 100 gramas que te separam da casa dos 80!".
A semana que passou foi terrível. Gostaria de dizer que abusei na dose de comida saudável, no entanto, o que comi foram apenas porcarias: doces, chocolates, queijos, pão de forma, batatas fritas, etc. Tenho ainda um longo, longo caminho a percorrer.
Dos 89,9 kg aos 79,9 kg, vão menos 10 kg e muita coisa mudou:
- Tenho uma ideia mais clara das quantidades, aliás, já nem consigo comer tanto quanto comia;
- Presto mais atenção às kcal que determinada refeição tem;
- Tenho mais autocontrolo (excetuando durante a TPM);
- Recorro à "lei da compensação", permitindo-me não abdicar de um jantar fora de vez em quando.
No entanto, é quando perco o controlo que vejo que ainda falta muito para chegar onde quero. Quero:
- Melhorar a qualidade do que como;
- Reduzir/eliminar os doces que como diariamente;
- Aprender a lidar com os sentimentos que me levam a ter uma compulsão;
- Beber mais água;
- Ser mais consistente na realização de atividades físicas.
A época natalícia está quase aí e com ela chegam aqueles doces que só comemos nesta altura. Se ao longo destes meses aprendi alguma coisa, é agora que tenho de aplicar esses conhecimentos. Quero continuar a perder peso e, acima de tudo, não quero voltar ao que era. Por isso, o que planeiam fazer para contrariar a tendência de aumento de peso nesta época?
Beijinhos,
Pintainha
A semana que passou foi terrível. Gostaria de dizer que abusei na dose de comida saudável, no entanto, o que comi foram apenas porcarias: doces, chocolates, queijos, pão de forma, batatas fritas, etc. Tenho ainda um longo, longo caminho a percorrer.
Dos 89,9 kg aos 79,9 kg, vão menos 10 kg e muita coisa mudou:
- Tenho uma ideia mais clara das quantidades, aliás, já nem consigo comer tanto quanto comia;
- Presto mais atenção às kcal que determinada refeição tem;
- Tenho mais autocontrolo (excetuando durante a TPM);
- Recorro à "lei da compensação", permitindo-me não abdicar de um jantar fora de vez em quando.
No entanto, é quando perco o controlo que vejo que ainda falta muito para chegar onde quero. Quero:
- Melhorar a qualidade do que como;
- Reduzir/eliminar os doces que como diariamente;
- Aprender a lidar com os sentimentos que me levam a ter uma compulsão;
- Beber mais água;
- Ser mais consistente na realização de atividades físicas.
A época natalícia está quase aí e com ela chegam aqueles doces que só comemos nesta altura. Se ao longo destes meses aprendi alguma coisa, é agora que tenho de aplicar esses conhecimentos. Quero continuar a perder peso e, acima de tudo, não quero voltar ao que era. Por isso, o que planeiam fazer para contrariar a tendência de aumento de peso nesta época?
Beijinhos,
Pintainha
segunda-feira, 28 de outubro de 2013
80,3 kg & A casa dos 70
Depois de ter passado a semana passada toda dentro da casa dos 70 (cheguei a ver um 79,6 kg), a balança apresenta-me um 80,3 kg nesta "bela" manhã de segunda-feira. Fantástico!
E porquê? Porque Sábado fui jantar fora, ontem não almocei em casa e andei todo o dia a pecar (TPM?).
Portanto, é assim que se vê um número que se ansiou e trabalhou durante 5 dias da semana ir pelo cano abaixo.
...
Para esta semana espero apenas conseguir controlar-me, se realmente estou com TPM tenho de ter cuidado. De resto, acho que já sei o que preciso de fazer.
Beijinhos,
Pintainha
E porquê? Porque Sábado fui jantar fora, ontem não almocei em casa e andei todo o dia a pecar (TPM?).
Portanto, é assim que se vê um número que se ansiou e trabalhou durante 5 dias da semana ir pelo cano abaixo.
...
Para esta semana espero apenas conseguir controlar-me, se realmente estou com TPM tenho de ter cuidado. De resto, acho que já sei o que preciso de fazer.
Beijinhos,
Pintainha
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
80,1 kg & As desculpas
Depois de ter estagnado nos 81 kg decidi arregaçar as mangas e lutar por mim. Tive de parar para pensar um pouco no que estava a acontecer e cheguei à conclusão que andava a sabotar a minha perda de peso, afinal de contas, é tão ténue o limite entre perder, manter ou ganhar peso, às vezes é apenas aquele pastelinho de feijão que acompanhou o café que vem logo estragar as contas. Mas, dê lá por onde der, eu vou conquistar um peso saudável.
Hoje, a balança apresentou-me um 80,1 kg, estou feliz! :D
É certo que ainda me espera um longo percurso, mas estou super feliz por ter decidido que não queria ser obesa, queria sim ter um peso saudável. Quero sentir-me bem comigo mesma, com a minha imagem e a minha saúde. Quero aumentar a minha autoestima e quem tem passado por este processo sabe que são os números a descer na balança e a autoestima a aumentar. Agora, sinto que não quero ficar apenas pelo "meio sucesso", quero TODO o sucesso de conquistar este objetivo, não quero parar.
O meu corpo está tão diferente... São os braços mais finos, a barriga mais lisa, a cara menos bolachuda. Olho para as fotografias que tenho do final do ano passado e quase que nem me reconheço, fico sempre a pensar que não me via assim ao espelho, tão gorda, deve ser alguma espécie de mecanismo de defesa.
Agora tenho um novo problema, a roupa está toda larga, não me favorece nada e não gosto de ir à compras... lol Mas, enfim, lá terei de ir.
Um excelente início de semana para todas! :)
Beijinhos,
Pintainha
Hoje, a balança apresentou-me um 80,1 kg, estou feliz! :D
É certo que ainda me espera um longo percurso, mas estou super feliz por ter decidido que não queria ser obesa, queria sim ter um peso saudável. Quero sentir-me bem comigo mesma, com a minha imagem e a minha saúde. Quero aumentar a minha autoestima e quem tem passado por este processo sabe que são os números a descer na balança e a autoestima a aumentar. Agora, sinto que não quero ficar apenas pelo "meio sucesso", quero TODO o sucesso de conquistar este objetivo, não quero parar.
O meu corpo está tão diferente... São os braços mais finos, a barriga mais lisa, a cara menos bolachuda. Olho para as fotografias que tenho do final do ano passado e quase que nem me reconheço, fico sempre a pensar que não me via assim ao espelho, tão gorda, deve ser alguma espécie de mecanismo de defesa.
Agora tenho um novo problema, a roupa está toda larga, não me favorece nada e não gosto de ir à compras... lol Mas, enfim, lá terei de ir.
Um excelente início de semana para todas! :)
Beijinhos,
Pintainha
segunda-feira, 7 de outubro de 2013
Encalhada
Não consigo perder peso! Estagnei nos 80,9/81 kg e não saio disto.
Depois de perder 9 kg, confesso, sinto-me frustrada! É frustrante estar com o mesmo peso durante semanas, não sobe, mas também não desce. Ahrrrrr!
Por sentir que preciso de fazer qualquer coisa diferente para retomar a descida, ganhei coragem e fui fazer uma caminhada de manhã. O ideal é que conseguisse quebrar esta inércia relativamente à atividade física e conseguir ser consistente com as caminhadas, não é muito, mas é melhor que nada e pode ser que consiga que o peso desça, afinal de contas... a casa dos 70 está ali mesmo à distância de um "esticar o braço" mas ainda não consegui chegar lá.
Beijinhos,
Pintainha
P.S.: Deixo aqui um beijinho especial a quem me comenta, não tenho andado tão presente quanto gostaria mas agradeço do fundo do coração os vossos comentários. :)
Depois de perder 9 kg, confesso, sinto-me frustrada! É frustrante estar com o mesmo peso durante semanas, não sobe, mas também não desce. Ahrrrrr!
Por sentir que preciso de fazer qualquer coisa diferente para retomar a descida, ganhei coragem e fui fazer uma caminhada de manhã. O ideal é que conseguisse quebrar esta inércia relativamente à atividade física e conseguir ser consistente com as caminhadas, não é muito, mas é melhor que nada e pode ser que consiga que o peso desça, afinal de contas... a casa dos 70 está ali mesmo à distância de um "esticar o braço" mas ainda não consegui chegar lá.
Beijinhos,
Pintainha
P.S.: Deixo aqui um beijinho especial a quem me comenta, não tenho andado tão presente quanto gostaria mas agradeço do fundo do coração os vossos comentários. :)
sexta-feira, 27 de setembro de 2013
Impaciente
Engordar é fácil! Difícil, difícil é perder peso!
A fase má já passou, mas agora parece que o peso não desce por nada. De cada vez que subo à balança quase que nem preciso de olhar para saber qual o número que lá vai aparecer. Ah, vida...
Eu sei que tenho que ter paciência, mas já estou como os Capital Cities: "Patience Gets Us Nowhere Fast"!
Beijinhos de uma Pintainha Impaciente
A fase má já passou, mas agora parece que o peso não desce por nada. De cada vez que subo à balança quase que nem preciso de olhar para saber qual o número que lá vai aparecer. Ah, vida...
Eu sei que tenho que ter paciência, mas já estou como os Capital Cities: "Patience Gets Us Nowhere Fast"!
Beijinhos de uma Pintainha Impaciente
Subscrever:
Mensagens (Atom)