domingo, 22 de dezembro de 2013

Feliz Natal & Alimentação Natalícia

Já aqui disse que adoro comer e não vejo nenhuma incompatibilidade entre adorar comer e perder peso.

Um número considerável de pessoas dirá que para conseguir perder peso terá que passar fome e abdicar dos pecados para todo o sempre, eu digo que não podia estar menos de acordo. A melhor forma de perder peso é ter um bom relacionamento com a comida, perceber que esta é essencial à nossa sobrevivência, mas não resolve problemas. Não significa que teremos de abdicar daqueles pecados de que realmente gostamos, apenas que os teremos de incluir com moderação numa alimentação equilibrada.

Para mim o Natal é frio, narizes e pontas dos dedos gelados com grande frequência, édredon quentinho, lençóis térmicos e mantinhas. Também é juntar a família, dedicar-lhes um pouco do nosso tempo e atenção, são os sorrisos e o quentinho no coração. Mas também é o bacalhau com batata e couve que nesta altura tem um sabor especial, as rabanadas e os sonhos. Não tenciono abdicar de nada.

Não quer dizer que me tenha esquecido do meu objetivo, nada disso, apenas que terei de fazer um bom uso dos conhecimentos que adquiri nos últimos meses e aceitar a possibilidade de um aumento de peso apesar dos cuidados.

Aproveitem este Natal para estar com quem mais amam e dedicar-lhes tempo e atenção pois eles merecem. Aproveitem para saborear aqueles petiscos que só nesta altura se fazem e comam-nos com moderação para evitar aquele sentimento de culpa por terem abusado. Acima de tudo, divirtam-se!

Um Feliz Natal a todos! :)

Beijinhos,
Pintainha

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

79,5 kg & Dezembro

79,5 kg é o peso que a balança me apresentou hoje.

Sinceramente, não me tenho esforçado muito para perder peso, mas tenho feito um esforço para o conseguir manter.

Sei que o meu objetivo para 2013 era perder 12 kg e ainda só perdi 10 kg, mas confesso que se não conseguir atingir esse objetivo também não me vou massacrar e entrar em depressão. Não! Perder 10 kg num ano, quando nos últimos anos tenho visto o peso aumentar de ano para ano, é sem sombra de dúvida uma grande conquista e estou super orgulhosa de mim.

Aquilo que aprendi ao longo destes últimos meses já ninguém me tira. Sei que ainda tenho de lidar com o que me leva a ter algumas compulsões, nomeadamente a minha baixa autoestima, mas até aqui já dei alguns passos.

Dezembro é o mês para colocar em prática tudo o que aprendi e o objetivo é manter o peso perdido.

Beijinhos,
Pintainha

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

A mamã é que manda

No outro dia estava à conversa com os meus pais sobre a alimentação na infância. Provavelmente esta conversa vinha no seguimento de mais uma notícia sobre o tema e nas problemáticas estatísticas de obesidade nestas idades.

Recordava as minhas idas ao refeitório da escola, em como a comida era uma verdadeira porcaria e que costumava levar para os lanches sempre alguma coisa pouco saudável, como os famosos pães de leite com chocolate. Curiosamente, a minha mãe disse: "Ah, mas eu tinha de comprar, senão tu dizias que os teus colegas tinham e tu não.". Ri-me e perguntei-lhe: "Mas então quem é que decide a alimentação das crianças? Os pais ou as crianças?".

Calculo que não tenha sido apenas a minha mãe a aceder aos impulsos gulosos (e de necessidade de ter o que os outros têm) de uma criança, mas os pais é que têm de escolher o que é melhor para os seus filhos, pois uma criança não tem capacidade de tomar esse tipo de decisões.

Não querendo culpar a minha mãe pelo peso que tenho agora, a realidade é que tenho excesso de peso desde os 7/8 anos. A culpa foi minha? Não, é claro que não.

Os pais têm de perceber que são eles os responsáveis por decidir o que os seus filhos comem e que os filhos geralmente imitam os pais nos seus hábitos de alimentação e prática de exercício físico. Para o bem e para o mal. Se isso significar que têm de dizer que não e aguentar uma birra, que seja.

Não sou mãe, mas um dia quero ser e quero que os meus filhos tenham o melhor exemplo da minha parte (e da parte do pai lol), não quero que eles passem pelo que passei por ser mais gordinha que as outras crianças e que quando crescerem continuem a pagar o preço dos kilinhos a mais.

Qual a vossa opinião sobre o tema?

Beijinhos,
Pintainha

PS.: A minha mãe certamente que fez o melhor que sabia ao criar-me e amo-a muito por isso. Mas, os tempos são outros, a informação sobre o tema é outra e não quero cometer os mesmos erros, daí ter decidido falar sobre este tema.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

As mudanças

Desde que decidi que tenho de começar a alimentar-me melhor, tenho andado mais controlada na alimentação.

Tenho alternado os dias em que ambas as refeições principais incluem carne/peixe, com dias em que numa das refeições principais como carne/peixe e noutra como algo mais leve (sopa/salada e fruta, sandes de peru/frango e fruta, etc).

Os pequenos-almoços e os lanches continuam a variar entre: iogurte magro e 2 fatias de pão com doce/margarina, papas de aveia ou leite com cereais (meço sempre a quantidade de cereais para não abusar).

A meio da manhã os pasteis de feijão foram abolidos, em vez disso tenho comido fruta depois de beber o café e substituí as 2 colheres de café de açúcar que adicionava ao café por 1 comprimido de adoçante.

E basicamente foram estas as alterações alimentares.

Infelizmente, estou novamente obstipada, o que significa que tenho de aumentar o consumo de água e de fibras (e fazer exercício físico).

...

Hoje vesti uma peça de roupa que já não vestia há alguns meses e foi MARAVILHOSO constatar que me está folgada. Sinceramente, quando penso no que senti quando a vesti no ano passado e estava-me super apertada e comparo com o agora, vejo que valeu cada doce que deixei de comer e cada ida ao fast food de que abdiquei. Apesar de ainda me faltar tanto para chegar onde quero, vestir aquela peça de roupa hoje, curiosamente, fez-me sentir livre. Já me livrei de 10 kg! :D

Beijinhos,
Pintainha

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Dos 89,9 kg aos 79,9 kg

Hoje a balança presenteou-me com um 79,9 kg. É uma espécie de "Vá, toma lá um número na casa dos 70, mas não te empolgues muito que são apenas 100 gramas que te separam da casa dos 80!".

A semana que passou foi terrível. Gostaria de dizer que abusei na dose de comida saudável, no entanto, o que comi foram apenas porcarias: doces, chocolates, queijos, pão de forma, batatas fritas, etc. Tenho ainda um longo, longo caminho a percorrer.

Dos 89,9 kg aos 79,9 kg, vão menos 10 kg e muita coisa mudou:
- Tenho uma ideia mais clara das quantidades, aliás, já nem consigo comer tanto quanto comia;
- Presto mais atenção às kcal que determinada refeição tem;
- Tenho mais autocontrolo (excetuando durante a TPM);
- Recorro à "lei da compensação", permitindo-me não abdicar de um jantar fora de vez em quando.

No entanto, é quando perco o controlo que vejo que ainda falta muito para chegar onde quero. Quero:
- Melhorar a qualidade do que como;
- Reduzir/eliminar os doces que como diariamente;
- Aprender a lidar com os sentimentos que me levam a ter uma compulsão;
- Beber mais água;
- Ser mais consistente na realização de atividades físicas.

A época natalícia está quase aí e com ela chegam aqueles doces que só comemos nesta altura. Se ao longo destes meses aprendi alguma coisa, é agora que tenho de aplicar esses conhecimentos. Quero continuar a perder peso e, acima de tudo, não quero voltar ao que era. Por isso, o que planeiam fazer para contrariar a tendência de aumento de peso nesta época?

Beijinhos,
Pintainha

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

80,3 kg & A casa dos 70

Depois de ter passado a semana passada toda dentro da casa dos 70 (cheguei a ver um 79,6 kg), a balança apresenta-me um 80,3 kg nesta "bela" manhã de segunda-feira. Fantástico!

E porquê? Porque Sábado fui jantar fora, ontem não almocei em casa e andei todo o dia a pecar (TPM?).

Portanto, é assim que se vê um número que se ansiou e trabalhou durante 5 dias da semana ir pelo cano abaixo.

...

Para esta semana espero apenas conseguir controlar-me, se realmente estou com TPM tenho de ter cuidado. De resto, acho que já sei o que preciso de fazer.

Beijinhos,
Pintainha

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

80,1 kg & As desculpas

Depois de ter estagnado nos 81 kg decidi arregaçar as mangas e lutar por mim. Tive de parar para pensar um pouco no que estava a acontecer e cheguei à conclusão que andava a sabotar a minha perda de peso, afinal de contas, é tão ténue o limite entre perder, manter ou ganhar peso, às vezes é apenas aquele pastelinho de feijão que acompanhou o café que vem logo estragar as contas. Mas, dê lá por onde der, eu vou conquistar um peso saudável.

Hoje, a balança apresentou-me um 80,1 kg, estou feliz! :D

É certo que ainda me espera um longo percurso, mas estou super feliz por ter decidido que não queria ser obesa, queria sim ter um peso saudável. Quero sentir-me bem comigo mesma, com a minha imagem e a minha saúde. Quero aumentar a minha autoestima e quem tem passado por este processo sabe que são os números a descer na balança e a autoestima a aumentar. Agora, sinto que não quero ficar apenas pelo "meio sucesso", quero TODO o sucesso de conquistar este objetivo, não quero parar.

O meu corpo está tão diferente... São os braços mais finos, a barriga mais lisa, a cara menos bolachuda. Olho para as fotografias que tenho do final do ano passado e quase que nem me reconheço, fico sempre a pensar que não me via assim ao espelho, tão gorda, deve ser alguma espécie de mecanismo de defesa.

Agora tenho um novo problema, a roupa está toda larga, não me favorece nada e não gosto de ir à compras... lol Mas, enfim, lá terei de ir.

Um excelente início de semana para todas! :)

Beijinhos,
Pintainha