segunda-feira, 11 de junho de 2012

Do azeite e do peso

Olá lindas :)

Não sei se ontem me fiz entender bem. É claro que o azeite é saudável! O azeite é rico em gorduras insaturadas (as boas), principalmente em gordura monoinsaturada que ajuda na redução dos níveis de LDL - a chamada por muitos de "colesterol mau" - e triglicéridos. Dá para temperar os alimentos e também pode ser utilizada para cozinhar pois produz menos radicais livres (que danificam as nossas células). O azeite é fantástico, no entanto, é uma gordura e como gordura que é tem muitas calorias, ora vejamos, enquanto que cada grama de proteína ou de hidratos de carbonos possui 4 kcal, no caso dos lípidos (dos quais as gorduras fazem parte) cada grama possui 9 kcal. Ou seja, não vale afogar a comida em azeite ou naquele bocadinho facilmente consumimos 200, 300 kcal e sem necessidade nenhuma pois uma colher de sopa chega.

Eu apelidei o azeite de ovelha negra simplesmente porque é extremamente calórico e porque, para quem tem de ter cuidado com o peso (EU), 2 ou 3 colheres de sopa de azeite podem significar em calorias um lanche e eu, neste momento, não me posso dar ao luxo de passar fome porque abusei no azeite. lol

Bem, relativamente ao peso, tem baixado de dia para dia :) aliás, tenho visto que com um bocadinho de disciplina e sem passar fome consigo diminuir o peso e estou a começar a sentir aquela "pica" de ver os números descer.

Por hoje é tudo, vou cuscar os vossos blogues :P

Beijinhos,
Pintainha

6 comentários:

  1. Ainda bem que continuas a perder peso!!
    é mais um estímulo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá :)

    Toda a informação que colocaste está correcta, mas quero só fazer aqui um pequeno reparo:

    'também pode ser utilizada para cozinhar pois produz menos radicais livres (que danificam as nossas células) quando exposto a temperaturas elevadas.'

    Isto não está correcto. Na verdade, de todas as gorduras o azeite é o que tem uma temperatura mais baixa de utilização, razão pela qual, por exemplo, não se frita em azeite mas sim em óleo. Quando exposto a temperaturas demasiado elevadas o azeite produz sim radicais livres ;) Mas não são temperaturas como as que utilizamos, por exemplo, para grelhar, para assar ou para estufar.

    De resto, parabéns pela perda de peso ;)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana pela informação. ;)

      Beijinhos,
      Pintainha

      Eliminar
  3. Parabéns pela perda de peso querida...continua no bom caminho :) bjts

    ResponderEliminar
  4. Olá :D

    Chegaste a experimentar a batata doce? :D

    Beijinhos e bom fim-de-semana :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana ;)

      Sim, cheguei e realmente parecem mesmo batatas fritas. lol Ainda tenho de melhorar a minha técnica, porque não tenho grande experiência a cozinhar, no entanto, soube-me ao mesmo e é muito mais saudável.

      Será que colocar no forno às rodelas também não fica igual?

      Obrigada pelas várias dicas que deixas no teu blogue.

      Beijinhos,
      Pintainha

      Eliminar